sexta-feira, 28 de agosto de 2009

" Bricolagens"




Ainda estudante de Ciências Sociais da UFS tive acesso às discussões em torno da ideia de "bricolagem" na obra do antropólogo francês Levi-Strauss.. Ressignificada,a partir do seu sentido grego, a bricolagem se traduz como um fazer cotidiano, uma reinvenção, um "juntar" de elementos heteróclitos para compor sentido, assim como fazia artistas como " Gaudí", "Leonilson", " Artur Bispo do Rosário" entre outros cujas obras, a partir de elementos, a princípio estranhos e desconexos, produziam sentidos... Tomada por essa lembrança escrevi o poema " Bricolagens".. para dar conta, ao menos na escrita, dos nossos pedaços heteróclitos e das possibilidades de colagens..........

"Bricolagens"

"Sol amarrotado,
De um início de tarde
Sufocante...
Um inverno engastado
Anuncia um final de semana
Percorro estantes
Em busca de livros passados
Remexos baús escondidos
De um outro que já em mim não há mais
No som .. o velho cd gasto
Embotado pelo tempo
Que corrói até metais
A música...
Se repete em refrãos contínuos
Melodias insolentes
E insolventes também
Indeléveis no tempo
A soar aos ouvido
Desprogramando-me...
Desintegrando-me...
Extirpando entranhas
Olha eu aqui...
A catar pedaços de mim
Nesse começo de final de semana
De bricolagens"

Poema: Fátima Lima

Fotos:Pedaço das loucuras de Gaudí no Parque Güell/Barcelona por Fátima Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário